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Entenda o status do pedido

Entendendo os passos da sua compra

Todo o pedido que é recebido pela nossa loja só será encaminhado (produto retirado do estoque, embalado, enviado) após a confirmação de pagamento. De uma forma geral e simplificada, o percurso da compra se dá assim:

a – Você faz seu pedido (escolhendo o produto e a forma de pagamento);

b – Seu pedido é recebido;

c – Seu pagamento é aprovado;

d – Seu produto é faturado e processado (ou seja: retirado do estoque e embalado);

e – Seu pedido é concluído e enviado via correio ou liberado para entrega em nossa loja física.

Durante este percurso, muitas coisas podem acontecer. O cliente pode cancelar a compra, mudar de ideia ou até mesmo pode ocorrer algum problema com o pagamento. Para ter o máximo de transparência, enquanto o pedido e o pagamento são verificados, o comprador é informado etapa por etapa do que está acontecendo. Dessa forma, é mais fácil identificar e resolver erros que possam vir a acontecer. O sistema envia alertas por e-mail para toda a ação efetuada pelo cliente na loja virtual.

Status do seu pedido

Saber o que cada status de pedido está indicando é essencial tanto para o comprador, como para a loja que está oferecendo o recurso. Porém, os termos de cada etapa do status podem gerar algumas confusões. Por isso, é necessário a total atenção a cada um deles. Por mais que possam ser similares, cada status se enquadra em situações específicas e distinguir entre um e outro é fundamental. Abaixo separamos os status do pedido e a que cada um deles se refere:

Pagamento Pendente:

Aqui o mais importante é saber que o pagamento não foi iniciado, porém o pedido foi recebido com sucesso. Ou seja: estamos cientes da sua encomenda, mas o pagamento ainda não foi efetuado.

Processando:

Nesta etapa a parte do cliente já está feita e agora é com a loja. Isto quer dizer que o pagamento foi aprovado e o pedido está sendo finalizado. É neste momento que o produto é processado, faturado e encaminhado para expedição.

Concluído:

Pedido finalizado e concluído. Não requer nenhuma ação adicional.

Aguardando:

Quando este status aparece quer dizer que o pagamento está sendo aguardado. Ou seja: o pedido foi recebido, porém, o pagamento está na espera, ainda não foi feito. Um aspecto interessante é que quando isso acontece o produto já fica reservado no estoque para o cliente até a realização do pagamento.

Falhado:

Neste caso, o pagamento não foi efetuado ou foi recusado. Vale ressaltar que muitas vezes este status pode não aparecer de imediato e sim, como pendente esperando ser verificado.

Cancelado:

O pedido foi cancelado ou pelo cliente ou pelo administrador da loja. Quando isso acontece não há necessidade de qualquer ação adicional.

Reembolsado:

Significa que o reembolso foi feito pelo administrador.

Alertas de e-mail

Agora que cada status do pedido está claro, será mais fácil entender os alertas de e-mail que o sistemaenvia para cada ação efetuada pelo cliente. Vale reforçar que este é um recurso que utilizamos para deixar nossos clientes cientes de todas as etapas que seu pedido passa, e também, de qualquer ação que ele execute dentro da nossa loja virtual. Os e-mails estão configurados para as seguintes situações:

Novo pedido: quando o pedido é gerado na loja virtual;

Pedido cancelado: quando o status do pedido é alterado para cancelado;

Processando pedido: assim que o pedido teve o pagamento aprovado, o status é alterado para processando e o cliente é informado;

Pedido concluído: o pedido completo é enviado para o cliente. Neste caso, o pedido já é marcado pela loja como concluído, e geralmente indica que o pedido foi enviado;

Pedido reembolso: quando existe alguma situação de reembolso, o alerta por e-mail informa quando a loja fez o depósito;

Fatura do cliente: é enviado para o cliente contendo as informações do pedido e links para pagamento;

Nota do Cliente: assim que o administrador da loja adicionar uma nota ao pedido, o e-mail é emitido alertando o cliente;

Redefinir senha: enviado ao cliente para redefinir sua senha de uso;

Nova conta: é enviado para o cliente quando ele se cadastra na finalização do pedido ou na página da conta;

Código de Rastreamento: quando configurado um código de rastreamento dentro de um pedido.

Atenção:

Um dos erros mais frequentes é  confundir o status “processando” e “aguardando”. Nunca é demais reforçar: quando seu pedido está como processando significa que o pagamento já foi efetuado e que seu produto está sendo encaminhado. Seu pedido está quase concluído.

Já se estiver como aguardando significa que seu pedido foi recebido, porém, o pagamento dele ainda está na espera. Neste caso, o produto já fica reservado para cliente e será liberado assim que o pagamento for confirmado.

 

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